sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ESTUDO DE CASO SOBRE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

"ESTUDO DE CASO SOBRE TECNOLOGIAS aSSISTIVAS E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS", este é o tema de um artigo de Sonia Duarte Brandão e Marlise Geller (PPGECIM/ULBRA).

ESTUDO DE CASO SOBRE TECNOLOGIAS aSSISTIVAS E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS

Sonia Duarte Brandão

Marlise Geller

PPGECIM - ULBRA

RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o uso de tecnologias assistivas e a inclusão de alunos deficientes visuais, tendo como sujeitos professores e um aluno cego portador da Síndrome de Delleman, que, já passou por vinte e uma cirurgias, atualmente na 6ª série do Ensino Fundamental, com 16 anos, e que utiliza desde sua alfabetização tecnologias assistivas como recurso para auxiliar na participação escolar no que concerne ao seu processo de ensino e aprendizagem e da construção de saberes e do conhecimento. A pesquisa constata que a utilização de tecnologias assistivas é um caminho viável para a inclusão e fundamental para o desenvolvimento sociocognitivo de estudantes cegos e/ou com baixa visão.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Tecnologias Assistivas; Deficientes visuais.

ABSTRACT: This work presents a case study about teachers and a blind student of bearer Delleman syndrome, which has already passed by twenty-one surgeries, currently in the 6th series at Primary School, with 16 years, and that uses assistive technologies since its literacy as a resource to assist school participation in their teaching and learning process and construction knowledge and knowledge. This research has appointed the use of technology like a way to inclusion and to social cognitive development for blind and visually impaired students.

Keywords: Inclusive education; Assistive Technologies; Blind and visually impaired students.

Introdução

A inclusão social, por si só, busca inserir num contexto social mais amplo, grupos ou populações marginalizadas historicamente ou em conseqüência das radicais mudanças políticas, econômicas ou tecnológicas da atualidade. A educação inclusiva visa à eliminação de barreiras que impedem o acesso à escolarização e para tal perpassa não só pelo ambiente e estrutura física, mas pela formação de gestores e professores, proposta pedagógica da escola, organização do atendimento educacional especializado, promoção da acessibilidade, visando assegurar além do direito ao acesso de todos à escolarização as condições necessárias para uma educação de qualidade.

Fundamentada na concepção dos direitos humanos e nesses pressupostos foi publicada em 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que prevê a garantia do direito à educação para todas as crianças brasileiras com necessidades educacionais especiais, enfocando o ensino regular conjugado com o atendimento educacional especializado, oferecido no contraturno escolar. E ainda, articulado com a proposta pedagógica do ensino comum, prevê programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva.

A experiência de um aluno cego, atualmente com 16 anos de idade, na 6ª série do ensino fundamental, portador da Síndrome de Delleman, que foi alfabetizado e sempre utilizou tecnologias assistivas para seu desenvolvimento cognitivo e ensino aprendizagem, levou-nos a investigar o uso de tecnologias para a inclusão de deficientes visuais nas escolas no Estado de Roraima no Brasil.

Neste artigo, apresentaremos parte dos resultados dessa pesquisa, realizada na escola “M”, com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre a necessidade do uso de tecnologias assistivas em sala de aula por portadores de deficiência visual. [...]

PARA CONTINUAR LENDO CLIQUE NO LINK: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCcQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.capacidad.es%2Fsica09%2FComunicaciones%2FC%2520211%2520artigo_TAS_SoniaBrandao_MarliseGeller.doc&rct=j&q=.doc%20tecnologia%20%2B%20asssitiva%20%2B%20artigo&ei=gwSUTNCUKcH-8AauxKyMDA&usg=AFQjCNGaWafK0gMSTUQN_xFOAwx4jHE4ww&cad=rja

3 comentários:

  1. Alana... Graça e Paz! Quero agradecer por estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos', seja muito bem vinda. Para mim é uma honra ter o apoio e incentivo de uma professora de língua portuguesa. Nesse espaço divulgo lições para o evangelismo infantil, inclusive tem algumas lições avulsas e dependendo da faixa etária que leciona algum conteúdo pode lhe ser útil. Ainda quero parabeniza-la pelos seus sites e pela importância relevante das postagens, que traz com propriedade o assunto em tese. E conte comigo para apoiar e incentivar suas páginas. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Alana...Graça e Paz! Quero desejar um feliz e abençoado ano de 2013. Que a graça de Deus nos acompanhe porque é ela que nos faz transpor barreiras. Não estamos sós, temos a ajuda do Santo Espírito e é ele que nos conduzirá ao centro da vontade de Deus. E não podemos nos esquecer de que tudo concorre para o bem daquele que ama a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alana!
    A educação como um todo é o nosso grande desafio.
    Viver e conviver coma diferenças, nosso maior aprendizado.
    Conte comigo!
    A união faz a força.Bjos!
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
    www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir