Módulo 2 – Atividade 3 – Tecnologia Assistiva para Limitação Visual
Assim como a experiência com o software Dasher, a instalação do Dosvox foi fácil. Porém a utilização deste programa foi mais difícil do que o primeiro.
Ao realizar a tarefa com o monitor desligado, sem olhar para o teclado, fiquei muito angustiada porque não conseguia digitar o texto. É uma tarefa que requer treino. No entanto, considero o Dosvox uma ferramenta importante, pois proporciona aos portadores de deficiência visual a oportunidade de acesso ao computador favorecendo a vida em sociedade.
Assim como em qualquer atividade a ser desenvolvida tanto para os alunos considerados “normais” quanto para os PNEs, é necessário respeitar o limite de aprendizagem e apreensão do conhecimento de cada indivíduo. Logo, a educação inclusiva se torna um desafio, um processo que requer paciência, dedicação e participação de todos.
Nesse sentido, os portadores de necessidades especiais são sujeitos de direitos e precisam de atendimento diferenciado em função da sua limitação. Mas isso não implica em ser excluído da convivência em sociedade, como por exemplo, escola do ensino regular, trabalho, lazer. E graças ao avanço da tecnologia é possível desenvolver recursos computacionais, como o Dosvox, o Dasher entre outros, direcionados a atender aos sujeitos PNEs.
Portanto, é preciso disponibilizar os recursos tecnológicos e de multimídia nas escolas, capacitar e conscientizar os professores para a inclusão digital e social porque a educação transforma, constrói saberes, educa para a cidadania e amplia as margens da liberdade e autonomia.
CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR O SISTEMA DOSVOX:
Nenhum comentário:
Postar um comentário