sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA LIMITAÇÃO VISUAL: DOSVOX

ABAIXO SEGUE MAIS UM RELATO DE MINHA EXPERIÊNCIA COM OUTRO SOFTWARE DENOMINADO "DOSVOX".É UMA FERRAMENTA DIRECIONADA PARA QUEM TEM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESSA FOI UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DO MÓDULO 2, DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS, PELA UFRGS/UAB.NESSA ATIVIDADE A PROPOSTA ERA IMAGINAR QUE POR ALGUM MOTIVO TINHA UMA LIMITAÇÃO VISUAL, PARCIAL OU COMPLETA, E SOMENTE CONSEGUIA UTILIZAR O COMPUTADOR COM ALGUM DISPOSITIVO QUE FIZESSE LEITURA DE TELA. PARA ISSO FOI PRECISO INSTALAR O SISTEMA DOSVOX E EXPLORÁ-LO.EIS O TEXTO:

Módulo 2 – Atividade 3 – Tecnologia Assistiva para Limitação Visual


Assim como a experiência com o software Dasher, a instalação do Dosvox foi fácil. Porém a utilização deste programa foi mais difícil do que o primeiro.

Ao realizar a tarefa com o monitor desligado, sem olhar para o teclado, fiquei muito angustiada porque não conseguia digitar o texto. É uma tarefa que requer treino. No entanto, considero o Dosvox uma ferramenta importante, pois proporciona aos portadores de deficiência visual a oportunidade de acesso ao computador favorecendo a vida em sociedade.

Assim como em qualquer atividade a ser desenvolvida tanto para os alunos considerados “normais” quanto para os PNEs, é necessário respeitar o limite de aprendizagem e apreensão do conhecimento de cada indivíduo. Logo, a educação inclusiva se torna um desafio, um processo que requer paciência, dedicação e participação de todos.

Nesse sentido, os portadores de necessidades especiais são sujeitos de direitos e precisam de atendimento diferenciado em função da sua limitação. Mas isso não implica em ser excluído da convivência em sociedade, como por exemplo, escola do ensino regular, trabalho, lazer. E graças ao avanço da tecnologia é possível desenvolver recursos computacionais, como o Dosvox, o Dasher entre outros, direcionados a atender aos sujeitos PNEs.

Portanto, é preciso disponibilizar os recursos tecnológicos e de multimídia nas escolas, capacitar e conscientizar os professores para a inclusão digital e social porque a educação transforma, constrói saberes, educa para a cidadania e amplia as margens da liberdade e autonomia.


CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR O SISTEMA DOSVOX:

http://intervox.nce.ufrj.br/m/download.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário